segunda-feira, 5 de novembro de 2007

BRASÃO DE VIANA DO ALENTEJO


Um brasão (também brasão de armas ou cota de armas), na tradição européia, é um desenho especificamente criado - usando peças, esmaltes e metais - com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, cidades, regiões e nações.
Não se sabe com rigor quando é que esta prática teve início. O campo de estudo dos brasões denomina-se
heráldica. Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas. Tiveram as suas origens em actos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de os homenagear e às suas famílias. Com o passar do tempo, como era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social da mesma, assim sendo, somente os heróis ou a nobreza possuíam tal ícone e o poderiam transmitir a seus descendentes.
A partir do séc. XIX, com a ascensão ao Poder da
Burguesia e o declínio da Artistocracia, o Brasão foi perdendo a sua importância. Atualmente os brasões são muito freqüentes e fáceis de encontrar. Cada autarquia - freguesia, municipio ou distrito - tem o seu, assim como a sua bandeira, onde figura o brasão, motivo de orgulho para muitos dos habitantes de cada freguesia. Várias colectividades e Clubes Esportivos também adotaram como símbolo um brasão que os identifique.

Sem comentários: